Sabia que o passaporte brasileiro no top 20 dos mais poderosos do mundo? Veja o ranking
Sabia que o passaporte brasileiro no top 20 dos mais poderosos do mundo? Veja o ranking
Você sabia que o passaporte brasileiro é um dos mais valiosos do mundo? Isso mesmo, com ele você pode viajar para 173 países sem precisar de visto prévio, o que coloca o Brasil na 17ª posição do ranking dos passaportes mais poderosos do mundo, elaborado pelo Henley Passport Index 2024. Neste artigo, vamos mostrar como esse ranking é feito, quais são os países que lideram a lista e quais são as vantagens de ter um passaporte brasileiro. Vamos lá?
Como é feito o ranking dos passaportes mais poderosos do mundo?
O Henley Passport Index é um índice global que avalia a força dos passaportes de 199 países, levando em conta a quantidade de destinos que os seus portadores podem acessar sem a necessidade de visto prévio. O índice é baseado em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que mantém a maior e mais precisa base de dados de informações sobre viagens do mundo.
O ranking é atualizado anualmente e reflete as mudanças nas políticas de vistos e nas relações diplomáticas entre os países. Além disso, o índice também considera outros fatores que podem influenciar a mobilidade dos viajantes, como a pandemia de Covid-19, as tensões geopolíticas, os acordos comerciais e as crises econômicas.
Quais são os países que têm os passaportes mais poderosos do mundo?
Segundo o Henley Passport Index 2024, os países que têm os passaportes mais poderosos do mundo são França, Alemanha, Itália, Japão, Singapura e Espanha, que ocupam a primeira posição do ranking, com acesso a 194 países sem visto. Em seguida, vêm Finlândia, Coreia do Sul e Suécia, com 193 países, e Áustria, Dinamarca, Irlanda e Holanda, com 192 países.
No outro extremo da lista, estão os países que têm os passaportes menos poderosos do mundo, como Afeganistão, que ocupa a última posição, com apenas 28 países, Síria, com 29 países, Iraque, com 31 países, Paquistão, com 34 países, e Iêmen, com 35 países.
Em primeiro lugar estão França, Alemanha, Itália, Japão, Singapura e Espanha, com 194 países que acolhem seus cidadãos sem visto.
Em seguida, Finlândia, Coreia do Sul e Suécia. Em terceiro lugar estão Áustria, Dinamarca, Irlanda e Holanda. Depois, Bélgica, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido (em 4° lugar)… – Veja mais em https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2024/01/11/passaporte-brasileiro-e-o-17-mais-poderoso-do-mundo-veja-ranking.htm?cmpid=copiaecola
Quais são as vantagens de ter um passaporte brasileiro?
Ter um passaporte brasileiro significa ter a possibilidade de viajar para 173 países sem a necessidade de visto prévio, o que representa uma grande facilidade e economia para os viajantes. Além disso, o passaporte brasileiro também permite o acesso a diversos países que fazem parte de blocos econômicos e políticos importantes, como a União Europeia, o Mercosul, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Organização dos Estados Americanos (OEA).
Outra vantagem de ter um passaporte brasileiro é poder contar com a assistência consular do Brasil em caso de emergências, como acidentes, doenças, perda de documentos, violência ou prisão. O Brasil possui uma ampla rede diplomática, com embaixadas, consulados e escritórios em mais de 130 países, que oferecem apoio e orientação aos cidadãos brasileiros no exterior.
Como tirar o passaporte brasileiro?
Para tirar o passaporte brasileiro, é preciso seguir alguns passos simples, que são:
– Preencher o formulário de solicitação no site da Polícia Federal, informando os dados pessoais, profissionais e de contato.
– Pagar a taxa de emissão do passaporte, que é de R$ 257,25, por meio de uma guia de recolhimento da união (GRU), que é gerada no final do preenchimento do formulário.
– Agendar o atendimento em um posto da Polícia Federal, escolhendo a data, o horário e o local mais convenientes.
– Comparecer ao posto da Polícia Federal no dia e horário agendados, levando os documentos originais exigidos, que são: documento de identidade, CPF, título de eleitor e comprovantes de votação da última eleição, certificado de reservista (para homens entre 18 e 45 anos), passaporte anterior (se houver) e comprovante de pagamento da taxa.
– Retirar o passaporte no mesmo posto da Polícia Federal, após o prazo informado, que varia de acordo com a demanda e a localidade.
O passaporte brasileiro é um dos mais poderosos do mundo, permitindo que os seus portadores viajem para 173 países sem a necessidade de visto prévio. Além disso, o passaporte brasileiro também oferece outras vantagens, como o acesso a blocos econômicos e políticos importantes e a assistência consular do Brasil no exterior.
Esperamos que este post tenha sido útil e esclarecedor para você. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos e familiares que também têm interesse em viajar pelo mundo. E se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco da Koala Turismo, que teremos o maior prazer em atendê-lo. Até a próxima!
Sabia que o passaporte brasileiro no top 20 dos mais poderosos do mundo? Veja o ranking
Nossa missão é inspirada nos valores da Disney: Segurança, Cortesia, Inclusão, Show e Eficiência. Isso significa que cuidamos de cada detalhe de sua jornada para garantir que você tenha a melhor experiência possível, desde o planejamento até o retorno para casa. 🏰🎈🐨
Conheça nossas Lojas Online:
Aluguel de Carros: Clique Aqui!
Ingressos para Orlando: Cliquei Aqui!
Passagens Aéreas: Clique Aqui!
Seguro Viagem: Clique Aqui!
Produtos Orlando: Clique Aqui!
Se tiver alguma dúvida, não deixe de nos chamar no Whatsapp: Clique Aqui!
Sabia que o passaporte brasileiro no top 20 dos mais poderosos do mundo? Veja o ranking