Estou grávida, posso viajar de avião?

Fotos Site Koala Turismo - grávida avião 02

Grávidas podem viajar de avião? Leia mais sobre esse mistério.

Estou grávida, posso viajar de avião?

Essa é uma dúvida muito comum por mamães que estão esperando o seu primeiro bebê. E já podemos adiantar que o fato de estar grávida não te impede de viajar! Porém, há algumas observações e instruções que precisam ser seguidas. Neste post, vamos explicar direitinho se grávidas podem viajar de avião.

Antes de mais nada, é sempre bom consultar um médico. O profissional da área poderá acompanhar de perto cada caso, dando a orientação correta e necessária.

Estou grávida, posso viajar de avião?
Estou grávida, posso viajar de avião?

Estou grávida, posso viajar de avião?

Muitas das companhias aéreas aceita grávidas até os 7 meses (35 semanas). Caso seja necessário viajar depois desse período, as gestantes podem solicitar uma permissão médica, autorizando a viagem. Mas, antes de qualquer coisa, busque se informar junto à companhia aérea sobre as políticas que envolvem essa questão.

A grande maioria pede por atestado médico, emitido até 10 dias antes da viagem e no qual devem constar a origem, o destino e a semana de gestação. Além disso, deve-se ter uma autorização do médico especialista e uma declaração de responsabilidade assinada pela grávida e pelo médico.

Caso você possa planejar a data da viagem, o mais conveniente e indicado é viajar depois do terceiro mês de gestação. Mas, se tiver que viajar antes, não há, em geral, uma contraindicação.

Se a mulher estiver grávida a partir das 38 semanas, algumas empresas só permitem se a viagem for de extrema urgência. Em alguns casos, apenas se estiver acompanhada pelo médico. Também é preciso considerar que alguns países têm regras diferentes para o translado de grávidas, como é o caso do Peru. Ao mesmo tempo, há instituições que recomendam que a pessoa não marque o voo nem nos sete dias antes do parto, nem nos sete dias depois.

Estou grávida, posso viajar de avião?
Estou grávida, posso viajar de avião?

Estou grávida, posso viajar de avião?

Se a viagem é mais longa, é sempre bom pedir ao médico uma indicação de profissional no destino para onde se vai. Isso porque é importante acompanhar a gestação e contar com alguém que possa ajudar em casos de emergência. Da mesma forma, nesses momentos (e em todos os outros!) vale contratar um seguro-viagem.

Estou grávida, posso viajar de avião?

Ao entrar no avião, tirar os sapatos ajuda, pois é muito provável que os pés e pernas inchem durante a viagem. É importante beber bastante água, bem como evitar alimentos e bebidas indigestas. Se possível, levantar e caminhar um pouco para esticar as pernas, pode melhorar a circulação.

Outra dica valiosa na hora de voar é escolher assentos perto das asas ou na frente do avião. Assim, a grávida sentirá menos o movimento do avião e as turbulências. O cinto deve estar sempre afivelado, mas abaixo da barriga.

Lembrando que é normal, principalmente, nos momentos de decolagem e aterrissagem, que a grávida sinta enjoos, ouvidos tapados e tontura. Isso acontece devido a mudanças na pressão do avião e não representa nenhum risco para o bebê e a mamãe. Então podem viajar tranquilos que todos estarão seguros!

Agora você já sabe se grávidas podem viajar de avião e como tornar essa experiência mais segura! Compartilhe essas dicas com outras mamães e boa viagem!

Estou grávida, posso viajar de avião?
Estou grávida, posso viajar de avião?

Estou grávida, posso viajar de avião?
*Promoção sujeita a disponibilidade

#DICAKOALATURISMO

Documentação – Autorização para menor: informações e modelos

1. O menor de 18 anos deve obrigatoriamente comparecer ao atendimento de solicitação de passaporte e deve apresentar Autorização de Emissão de Passaporte, a não ser que seja emancipado. Além disso:

a) Menor de 16 anos deve estar acompanhado de um dos pais ou de responsável legalmente instituído, a não ser que seja emancipado.
b)Entre 16 e 18 anos, o menor pode solicitar o passaporte sozinho, mas continha sendo obrigatória a apresentação da autorização para emissão de passaporte.
c)Menor emancipado pode solicitar o passaporte sozinho e sem autorização, desde que apresente certidão, registro civil ou documento de identificação que comprove a emancipação. A mera escritura não comprova emancipação. (Artigos 5º e 9º do Código Civil)
d)Se o pai ou a mãe da criança ainda é menor de 18 anos e não é emancipado, deverá ser assistido por seus pais (avós da criança), que deverão produzir a respectiva autorização.
e)Havendo três ou mais genitores registrados na certidão, todos eles deverão autorizar a emissão do passaporte do menor
Estou grávida, posso viajar de avião?

Estou grávida, posso viajar de avião?

ENTRE EM CONTATO PELO NOSSO WHATSAPP CLIQUE AQUI

Estou grávida, posso viajar de avião?
Koala Turismo | Seguro Viagem | Nacional e Internacional

2. A Autorização de Emissão de Passaporte é diferente da Autorização de Viagem Internacional, embora ambas estejam relacionadas à viagem de um menor de 18 anos para outro país:

a) Autorização de Emissão do Passaporte do menor: essa autorização é exigida no dia do atendimento presencial de solicitação do passaporte, no posto da Polícia Federal escolhido.
b)Autorização de Viagem Internacional: essa autorização é exigida no dia da viagem sempre que o menor estiver viajando sem algum dos genitores ou sozinho. E exigida somente na saída do menor do território brasileiro, não sendo solicitada em seu retorno. No caso de falecimento de algum dos genitores, a certidão de óbito substitui a autorização de viagem.
Estou grávida, posso viajar de avião?

Estou grávida, posso viajar de avião?

3. A Autorização de Viagem Internacional pode ser impressa na página de identificação do passaporte, a critério dos pais ou responsável legal. Por essa razão, é importante saber um pouco mais sobre ela e seus tipos, antes de tratarmos especificamente sobre a Autorização de Emissão de Passaporte.

Autorização de Viagem Internacional

 4. A Autorização de Viagem Internacional pode ser impressa na página de identificação do passaporte, desde que autorizado pelos pais ou responsável legal. Antes de autorizar essa impressão, porém, é importante saber que são dois os tipos de autorização que podem ser impressos:

Tipo 1Autoriza que o menor viaje com apenas um dos pais indistintamente, ou seja, com qualquer um deles
Tipo 2.Autoriza que o menor viaje inclusive desacompanhado, ou com apenas um dos pais indistintamente, ou seja, com qualquer um deles

Estou grávida, posso viajar de avião?

ENTRE EM CONTATO PELO NOSSO WHATSAPP CLIQUE AQUI

Estou grávida, posso viajar de avião?

5. Para que seja impresso no passaporte, o tipo de autorização escolhido deve ser expressamente mencionado na Autorização de Emissão de Passaporte. Sem isso, o passaporte será impresso sem autorização de viagem e o menor deverá apresentar Autorização de Viagem Internacional em separado, sempre que viajar sem algum dos pais ou sozinho.

a) No caso de falecimento do genitor, a certidão de óbito substitui a Autorização de Viagem Internacional e é suficiente para incluir uma autorização no passaporte. Já nos casos em que o genitor está em local desconhecido ou não concorda com a viagem, ou nos casos de necessidade de autorização de residência ou nos casos de viagem em território nacional, recomendamos verificar as instruções contidas na página do Conselho Nacional de Justiça, que é o órgão que cuida das regras referentes à saída do menor do país.
b)É possível alterar o tipo de Autorização de Viagem escolhido, desde que o atendimento presencial de solicitação não tenha sido finalizado. A alteração do tipo será feita no próprio atendimento presencial, caso os pais estejam presentes. Do contrário, o atendimento deverá ser reagendado para seja apresentada autorização com o novo tipo escolhido. Finalizado o atendimento de solicitação, não será mais possível alterar o tipo escolhido, restando apenas a opção de cancelamento do passaporte e da autorização nele incluída, com total prejuízo da taxa paga.
c)A autorização é impressa em idioma português brasileiro, sendo utilizada somente durante sua saída do território nacional. Quando o menor possui outra nacionalidade além da brasileira e o país da outra nacionalidade faz parte do trajeto de sua viagem, recomendamos que sejam conferidas as regras de autorização de viagem de menor desse outro país.

ENTRE EM CONTATO PELO NOSSO WHATSAPP CLIQUE AQUI

Estou grávida, posso viajar de avião?
Koala Turismo | Seguro Viagem | Nacional e Internacional

Autorização de Emissão de Passaporte

6.  A Autorização de Emissão de Passaporte terá validade de 1 (um) ano a partir da data de sua emissão ou do reconhecimento da assinatura, exceto no caso de autorização judicial que traga validade superior a esse prazo.

7. A Autorização de Emissão de Passaporte pode ser feita por formulário simples, ou por autorização judicial, ou por procuração pública, ou por procuração particular. O tipo aceito depende de quem estará acompanhando o menor no momento do atendimento presencial de solicitação:

a) Se os pais estarão presentes, a autorização pode ser feita por Formulário Simples, preenchido em casa e assinado na presença do atendente. Há três tipos, dependendo da autorização de viagem que os pais queiram incluir no passaporte:
Formulário Simples Tipo 1: Autoriza emissão de passaporte com a inclusão de autorização de viagem, para que o menor viaje com a apenas um dos pais, independente de qual seja
Formulário Simples Tipo 2: Autoriza emissão de passaporte com a inclusão de autorização de viagem, para que o menor viaje inclusive desacompanhado ou com apenas um dos pais
Formulário Simples Tipo 3: Autoriza a emissão de passaporte sem inclusão de autorização de viagem

Estou grávida, posso viajar de avião?

Estou grávida, posso viajar de avião?

b)Se algum dos pais não comparecerá, o genitor presente deverá apresentar um dos seguintes tipos de autorização para emissão de passaporte:
Formulário Simples de um dos tipos acima, com assinatura do genitor ausente reconhecida em cartório brasileiro
Procuração Particular do genitor ausente, com assinatura reconhecida em cartório brasileiro ou consulado, ou apostilada, autorizando o genitor presente a solicitar o passaporte do menor
Procuração Pública do genitor ausente, emitida em cartório brasileiro ou repartição consular brasileira, autorizando o genitor presente a solicitar o passaporte do menor
Autorização Judicial emitida pela comarca competente, autorizando o genitor presente a solicitar o passaporte do menor, caso o genitor ausente esteja desaparecido ou haja recusa em autorizar
Certidão de Nascimento que demonstre o registro do menor como filho de apenas um genitor, se for o caso
Certidão de óbito, caso o genitor ausente tenha falecido
Termo de Guardadesde que contenha menção expressa à destituição ou suspensão do poder familiar do genitor ausente.
Obs.: O pai ou mãe que se encontre preso pode autorizar a emissão do passaporte de seu filho normalmente, desde que sua assinatura no Formulário Simples seja reconhecida em cartório ou que emita procuração nos termos já descritos.

Estou grávida, posso viajar de avião?

c)Se nenhum dos pais comparecerá, um dos seguintes tipos de autorização para emissão de passaporte deve ser apresentado:
Procuração Pública dos pais, emitida em cartório brasileiro ou repartição consular brasileira, autorizando o acompanhante a solicitar o passaporte do menor
Autorização Judicial emitida pela comarca competente, autorizando o acompanhante a solicitar o passaporte do menor
Termo de Guardadesde que contenha menção expressa à destituição ou suspensão do poder familiar dos genitores
Formulário Simples de um dos tipos possíveis, com as assinaturas dos genitores reconhecidas em cartório, desde que o menor tenha idade entre 16 e 18 anos (nesses casos, o menor pode solicitar sozinho, sendo dispensada a presença de acompanhante)

ENTRE EM CONTATO PELO NOSSO WHATSAPP CLIQUE AQUI

Estou grávida, posso viajar de avião?
Seguro Viagem | Nacional e Internacional

Estou grávida, posso viajar de avião?

8. Atenção, seja qual for o tipo de documento escolhido como autorização, deve conter obrigatoriamente todos os seguintes dados:

a) Dados do menor: nome completo, data de nascimento, cidade de nascimento e nome completo dos genitores (caso o nome atual do genitor não seja mais o nome que consta nos documentos do menor e/ou autorização, deverá ser apresentada certidão de casamento ou divórcio que demonstre a alteração do nome)
b)Dados qualificativos do acompanhante (autorizado ou procurador): nome completo e dados do documento de identificação
c)No caso de Autorização Judicial ou procurações, menção expressa à autorização de “emissão de passaporte do menor

Estou grávida, posso viajar de avião?

ENTRE EM CONTATO PELO NOSSO WHATSAPP CLIQUE AQUI

Estou grávida, posso viajar de avião?

Veja abaixo o que podemos oferecer para realizar sua viagem.

Estou grávida, posso viajar de avião?

Ah, já ia esquecendo, tem um um post super legal na Koala Turismo => Clique aqui!

Até a próxima…

Fonte: Polícia Federal, Segue Viagem


VISTO AMERICANOKoala Turismo | Visto Americano

Estou grávida, posso viajar de avião?

Deixe uma resposta

Artigos Recomendados

%d blogueiros gostam disto: