Ecoturismo é a nova maneira de viajar!
Ah, a natureza… Seja no alto de uma montanha, em uma floresta tropical, nas profundezas do oceano ou sob o silêncio reconfortante do céu estrelado, o ecoturismo veio para comprovar que é possível ser feliz – e como! – longe dos grandes centros urbanos, abrindo um leque de possibilidades quase infinitas ao viajante.
O desejo de se desligar da agitação do cotidiano e renovar as energias junto ao meio ambiente tem conquistado mais e mais adeptos, de acordo com a Organização Mundial do Turismo, este segmento cresce entre 15 e 25% todos os anos e já pode ser classificado como tendência. Além de refletir a mudança no comportamento do turista contemporâneo, ávido por experiências diferenciadas, a evolução do setor muito contribuiu para este cenário. Investimentos em infraestrutura, ampliação da oferta de voos e aprimoramento das estradas tornaram possível a visitação a destinos que até então eram considerados inacessíveis.

“O brasileiro começou a trilhar um caminho inverso, deixando a correria das cidades para trás e indo para o mato no seu tempo livre. Trata-se do encontro de você com você mesmo, uma chance de avaliarmos nossa própria vida. Viajar para lugares que nos tiram do lugar-comum é uma vivência absolutamente espetacular”, afirma Ruy Façanario, apresentador do Planeta Turismo e diretor do Travel Box Brazil, canal a cabo cuja programação é totalmente voltada a viagens.

AFINAL, O QUE É ECOTURISMO?
Mas o que o ecoturismo inclui? São muitas as atividades vinculadas a este tipo de viagem: mergulhar, caminhar pelas praias, fazer trilhas, remar um caiaque em um rio, visitar uma cachoeira, explorar cavernas. Nas palavras do apresentador, que há 23 anos percorre o Brasil e o mundo, a pesca esportiva é outra que se enquadra nesta definição, compreendendo também “o ato de prestar atenção em tudo o que se pode ver, ouvir e sentir de dentro do rio”.
Para este viajante profissional, as pessoas tendem a associar o ecoturismo a atividades difíceis, envolvendo escaladas e aventuras à base de adrenalina, mas este conceito tem mudado consideravelmente. “Exemplo disso é o turismo rural, vertente que abrange visitas a fazendas e promove um mergulho na cultura e nos hábitos dos moradores, o que não deixa de ser uma prática ligada à natureza”, explica.
Grupos de cavalgadas, embora mais inusitados, também têm se tornado frequentes, levando os participantes a encarar viagens de 10 a 20 dias a cavalo, em uma tentativa de resgatar as origens e apresentar na prática as vantagens da vida simples no campo.

Ecoturismo é a nova maneira de viajar!
Tendo a natureza incomparável como pano de fundo da maioria dos destinos, o Brasil tem tudo para ser um líder de destaque no segmento. Bonito (MS), Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Guimarães (MT), Domingos Martins (ES), Fernando de Noronha (PE), Foz do Iguaçu (PR), Itacaré (BA), Jericoacoara (CE), Lençóis Maranhenses (MA) e a Floresta Amazônica (AM), por exemplo, são nomes que ganharam notoriedade pela preservação e riqueza do ecossistema e que veem o número de visitantes aumentar ano a ano.

Mas os 26 estados do país, além do Distrito Federal, guardam ainda muitas surpresas. Quer algumas dicas infalíveis? Recomende o Parque Nacional de Aparados da Serra, no município gaúcho de Cambará do Sul, região onde estão localizados os belíssimos cânions Itaimbezinho e Fortaleza; a Ilha do Caju, dona de beleza excepcional e parte do Delta do Parnaíba, somando mais de 25 km de praias desertas, dunas, lagoas e mangues; Tonantins, no Amazonas, estado referência em atividades que incluem contato com o meio ambiente; a Chapada das Mesas, na cidade maranhense de Carolina, com trilhas, formações rochosas e cachoeiras; Jalapão, no Tocantins, um apanhado de corredeiras, veredas, cachoeiras e paisagens cinematográficas… a lista praticamente não tem fim.
“O Brasil é, naturalmente, o país do turismo e do ecoturismo, mas caso o passageiro queira curtir essa vibe ambiental no exterior, os Andes e o México são boas apostas”, indica Façanario.

Ecoturismo é a nova maneira de viajar!



A natureza agradece, Ecoturismo! Ecoturismo é a nova maneira de viajar!

Faça um MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros é a maior companhia privada de cruzeiros e marca líder na Europa, América do Sul e África do Sul. Nosso navios viajam durante o ano todo no Mediterrâneo e no Caribe, com itinerários sazonais que incluem o Norte da Europa, o Oceano Atlântico, América do Sul, Sul da África, China e Dubai, Abu Dhabi e Qatar.
A companhia, que cresceu 800% desde 2004, hospedou 2,4 milhões de hóspedes em 2018 e reportou resultados financeiros fortes com um turnover de quase €2.7 bilhões.
A MSC Cruzeiros é uma companhia europeia situada na Suíça com raízes mediterrâneas e que emprega mais de 30.000 pessoas globalmente vendendo cruzeiros em 69 países do mundo.
Melhor preço hoje
Se você não é rápido o suficiente para aproveitar as tarifas da reserva antecipada, você ainda pode conseguir excelentes ofertas, graças as nossas tarifas dinâmicas diárias.
Essas tarifas garantem o melhor preço disponível no momento que você reservar o seu cruzeiro. Ele é sujeito a disponibilidade e pode alterar a qualquer momento, então você precisa checar online para ver qual a atual tarifa.



A natureza agradece, Ecoturismo! Ecoturismo é a nova maneira de viajar!




A natureza agradece, Ecoturismo! Ecoturismo é a nova maneira de viajar!


A natureza agradece, Ecoturismo! Ecoturismo é a nova maneira de viajar!
Viagens com menores de idade: saiba quais são os documentos exigidos, 2 documentos para viajar com menores de idade – Tóquio, o que fazer sem gastar 1 real!
Se você é Tio, Amigo, Parente, Avô, Avó e você for maior de 18 anos, se a sua vontade é viajar com um netinho ou sobrinho assim como qualquer outra pessoa menor de idade, este post foi feito especialmente para você. Seja em aventuras nacionais ou internacionais, é muito importante se informar com antecedência sobre quais documentos precisam ser apresentados para que a viagem seja feita em segurança e sem dor de cabeça.
Em razão da alteração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pela Lei nº 13.812, publicada em 18 de março de 2019, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que nenhuma criança ou adolescente menor de 16 anos poderá viajar desacompanhado dos pais ou de responsáveis sem expressa autorização em voos nacionais. A regra anterior à nova lei permitia a viagem desacompanhada sem autorização a partir de 12 anos.
A natureza agradece, Ecoturismo! Ecoturismo é a nova maneira de viajar!
As demais regras previstas no ECA não foram alteradas. Ou seja, é desnecessária a autorização quando o destino se tratar de comarca vizinha à residência, desde que no mesmo estado, ou quando fizer parte da mesma região metropolitana. Também não será exigida autorização quando a criança ou o adolescente menor de 16 anos estiver acompanhado de parente até o terceiro grau com mais de 18 anos, conforme documentação que comprove o parentesco.
Fica mantida a exigência de apresentação para embarque, pelo adolescente maior de 12 anos, de documento com foto.
A natureza agradece, Ecoturismo! Ecoturismo é a nova maneira de viajar!
Viagens com menores de idade: saiba quais são os documentos exigidos

Viajando com menores de idade pelo Brasil
Com apenas um dos pais: a apresentação da certidão de nascimento ou da carteira de identidade é suficiente.
Com tutor ou parentes: se a viagem for com familiares maior(es) de 18 anos, o menor terá como obrigatoriedade portar um documento que comprove o parentesco (como certidão de nascimento ou RG do menor e de um dos seus pais, por exemplo).
Sozinho ou sem parentes: deve-se ter em mãos uma autorização de viagem para menor por escrito, assinada por ambos os pais e reconhecida em cartório. Além disso, vale lembrar que, em território nacional, adolescentes (12 a 18 anos) podem viajar sem a companhia de um responsável.
IMPORTANTE: viagens de avião com menores de 16 anos demandam a apresentação de uma autorização conforme as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Os modelos de formulários mudam de acordo com o estilo de viagem, então vale consultar o site para obter mais informações e ter acesso ao documento correto.
Quero viajar para Europa e agora?

A natureza agradece, Ecoturismo! Ecoturismo é a nova maneira de viajar!
Viajando com menores de idade para o Exterior
Com os pais: para viagens nos países do Mercosul somente a carteira de identidade original é necessária. Por outro lado, caso a viagem seja para outro destino, é necessário apresentar o passaporte brasileiro e o RG para comprovar a paternidade.
Com apenas um dos pais: para desbravar o mundo ao lado do pai ou da mãe (um dos dois), é obrigatório que o genitor ausente assine uma autorização por escrito reconhecida em cartório. Outra opção é requerer judicialmente a autorização junto à Vara da Infância e da Juventude.
Sozinho, com parentes ou terceiros maiores de idade: o menor precisa portar uma carta por escrito assinada por ambos os pais e com firma reconhecida em cartório.
Enfim, para esclarecer outras dúvidas, a recomendação é ler a cartilha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Tóquio, o que fazer sem gastar 1 real!
FIQUE LIGADO
- Deve-se preencher manualmente duas vias do formulário disponibilizado pela Polícia Federal. Em caso de dois ou mais filhos, são duas vias para cada criança;
- É obrigatório reconhecer a assinatura;
- Não se esqueça de colocar o prazo de validade na declaração. Caso não coloque, a validade é de dois anos;
- A PF ficará com uma das vias e com uma cópia do registro de nascimento, enquanto o menor ou responsável permanecerá com a outra durante o período;
- Caso um dos responsáveis tenha falecido, a apresentação do atestado de óbito supre a necessidade de uma autorização do mesmo.

Formulário para autorização – ANAC disponibiliza em seu site formulário com modelo opcional de autorização expressa de pais ou responsável legal para viagens nacionais de crianças ou adolescentes menores de 16 anos acompanhadas por pessoa maior de idade. A partir de 16 anos, em viagem nacional, o embarque pode ser realizado sem necessidade de autorização. Recomenda-se prévia consulta às Varas da Infância e Juventude da Justiça de cada estado quanto à necessidade de reconhecimento de firma dessa autorização de viagem. Acesse aqui o modelo de formulário disponibilizado pela ANAC.
Viagens internacionais – Para viagens internacionais, as regras continuam as mesmas previstas no ECA e na Resolução nº 131 do CNJ.
A natureza agradece, Ecoturismo! Ecoturismo é a nova maneira de viajar!
PACOTES DE VIAGENS
A natureza agradece, Ecoturismo! Ecoturismo é a nova maneira de viajar!

VOCÊ SABIA QUE NO PASSAPORTE BRASILEIRO
Por fim, espia só essa informação: é possível inscrever a autorização de viagem para menor no passaporte dele. Para isso, é preciso que ambos os genitores ou responsáveis legais façam o pedido à Polícia Federal. 2 documentos para viajar com menores de idade
Planejamento
Planejar a viagem considerando todas as possibilidades é uma boa maneira de prever situações que se deseja evitar, oferecendo o tempo necessário para definir como contorná-las ou lidar com elas.
Horários
Esta dica é especialmente válida para quem vai pegar avião, ônibus ou tem horários a cumprir: ao traçar o itinerário, lembre-se de considerar trânsito, filas, paradas para o banheiro, alteração do portão de embarque e até mesmo aqueles momentos nos quais os pequenos estão superativos.
Entretenimento em família
Um toque que pode vir muito a calhar é o de pensar em passatempos para entreter as crianças durante o trajeto (ou em qualquer outra situação que precise delas distraídas). Brincadeiras como “Eu espio com meus olhinhos” bem como propor a criação de um diário de bordo ajudam. Deixe a criatividade fluir! 2 documentos para viajar com menores de idade
Lanchinhos
Os lanchinhos matam a fome e fazem um bem enorme para o humor. Por exemplo, barrinhas e biscoitos ou qualquer alimento leve e prático são sempre bem-vindos.
Kit farmacinha
Além dos medicamentos de uso contínuo, é sempre interessante ter por perto um kit farmacinha básico, contendo remédios para dor de cabeça, alergia, má digestão e curativos adesivos, por exemplo. 2 documentos para viajar com menores de idade
Compras
Destinos turísticos são repletos de atrativos. Entre eles, destaque para souvenires, artesanatos e comes e bebes em geral. Os pequenos fazem a festa com tantas opções e podem pedir para levar a maioria do que veem pela frente. Por isso, uma sugestão é estipular um orçamento específico para eles durante a viagem e explicar a importância de fazer escolhas e de respeitar o valor determinado anteriormente. 2 documentos para viajar com menores de idade
Identificador
Uma ideia que pode fazer toda a diferença na viagem é colocar pulseiras identificadoras (ou afins) nas crianças. Também é válido ensiná-las como proceder caso se percam, orientando-as a localizar os pais, com quem falar e como pedir ajuda. 2 documentos para viajar com menores de idade
Dividir para multiplicar
Caso esteja viajando acompanhado do cônjuge, de um familiar ou amigo e passe por um imprevisto, que tal se dividir? Enquanto um toma conta dos pequenos, o outro pode resolver a situação. 2 documentos para viajar com menores de idade
Veja abaixo o que podemos oferecer para realizar sua viagem, A natureza agradece, Ecoturismo! Ecoturismo é a nova maneira de viajar! Europa | Koala Turismo
- Ingressos => Clique aqui!
- Hotéis e Resorts => Clique aqui!
- Seguro Viagem => Clique aqui!
- Aluguel de Carro => Clique aqui!
- Solicitar Passaporte ou Visto Americano => Clique aqui!
- Siga nossas Redes Sociais => Instagram Agência Koala Turismo
- Siga nossas Redes Sociais => Instagram Ingressos para Orlando | Excursão Disney
Ah, já ia esquecendo, tem um um post super legal sobre Bagagem de Mão na Koala Turismo => Clique aqui!
Até a próxima…
Fonte: Segue Viagem, Anac
